sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Uma experiência diferente (e nada divertida)

O dia após o Thanksgiving nos Estados Unidos é o início da temporada de vendas para o Natal. É conhecida por "Black Friday" - sempre é numa sexta pois o Thankisgiving é quinta. É quando acontece aquelas promoções que as pessoas entram correndo nas lojas para pegar os itens na promoção.
Pois bem, fui conhecer essa tradição americana. Primeiro descobri que a Best Buy abria 5 da manhã. O site dava dicas para se proteger do frio, como roupas e outros cuidados, uma vez que a temperatura de madrugada fica abaixo dos 5o.C. Cheguei às 4 da manhã e a fila tinha mais de 200 metros. Teve gente que foi para a porta da loja depois do jantar do dia anterior. A polícia controlava tudo, pois no ano anterior uma pessoa morreu pisoteada em uma loja do Walmart.
Depois de 30 minutos entrei na loja, e as melhores promoções já eram história. Computadores que restavam tinham pequenos ou nenhum desconto frente ao preço dos dias anteriores. Enfim, uma decepção.
Durante o dia fui a outra loja em outro bairro de Washington e a visão era a mesma: milhares de pessoas entrando e saindo das lojas cheias de compras.

O Walmart no Brasil tem uma tática das mais engraçadas. Um locutor fica indicando uma oferta maluca várias vezes no decorrer do dia. Dependendo da oferta, uma legião corre para pegr os itens. Lembro de duas: o kilo do alho a 10 centavos, o que atraiu uma multidão, e uma impressora por R$99, o que foi um sucesso também.
Confesso que acho tanto esta estratégia, como a estratégia americana para atrair consumidores muito ridículas, porém pelo menos no Brasil ninguém fica correndo risco de vida, devido ao frio ou pisoteamento.

Foi interessante conhecer, para ter certeza que esse povo é realmente um consumidor voraz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário