quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Trilhas - Serra do Paty - Chapada Diamantina

Segundo o pessoal de lá, está entre as 5 melhores trilhas do mundo. Não sei dizer, mas é muito legal.
Tem vários circuitos, mas escolhi um de 3 dias, partindo do vale do Capão, e saindo por um povoado chamado Guiné.
Vale do Capão é um povoado, que fica no vale homônimo, com cerca de mil habitantes e um clima bem agradável, principalmente considerando que fica no sertão. Muitos bichos grilo, incluindo nosso guia, que toda hora que podia dava uma escapada e voltando cheirando a maconha.
Partimos de lá e andamos sob um sol de cerca de 30.C por cerca de 6 horas, primeiro pelas "Gerais do Vieira" e depois pelas "Gerais do Rio Preto", onde alcançamos 1.340m. O primeiro dia é uma caminhada de 20km, com umas vistas espetaculares das montanhas centrais da Chapada Diamantina.
Pousamos na casa do "seu Wilson", onde comemos bem e tomamos o melhor suco de pitanga, para não dizer o melhor suco, já dentro do vale do Paty.
O segundo dia, e o terceiro para quem ficar 4 dias, é de atividades no vale. Fomos a cachoeira do Funil e subimos o Morro do Castelo, onde se encontra uma gruta que permite uma vista belíssima do vale. Pousamos na casa de "dona Raquel", muito simpática, e com água quente (através de lenha, pois a energia elétrica serve apenas para acender as luzes).
No terceiro e último dia fomos até o Cachoeirão, que quase não tinha água, mas a vista compensa. Mais um dia de sol escaldante, sem muitas árvores para amenizar. Saímos pelo povoado de Guiné, onde tinha um carro esperando por nós. Mais 20 km de caminhada, que somados os 11 km do segundo dia, totalizaram 51 km.

Encerramos com uma pizza integral na pracinha do Capão, muito boa, acompanhado de uma cerveja bem gelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário